Sun Body Pilates - Fisioterapeutas Certificados em Atibaia

PILATES

TRABALHE CORPO E MENTE  

Saiba mais sobre o método!

O Método Pilates de condicionamento corporal foi concebido pela primeira vez por Joseph Pilates na década de 1920. Mais tarde, na década de 1940, o Método fez sucesso entre dançarinos e pessoas nas artes performáticas. Atualmente, sua ênfase na conexão mente-corpo tem despertado interesse renovado por esse tipo de treinamento físico em pessoas de todas as idades e classes sociais.

 

Existem mais de 500 exercícios diferentes descritos no Método Pilates, Eles são realizados no solo ou em equipamentos especiais, com o uso de molas para resistência.

 

O conceito central do Pilates é o fortalecimento da "power house" (ou “centro de força”) - os grupos musculares centrais que envolvem o abdômen, as costas e a pelve.

 

Então, de maneira bem simples, o Pilates é uma forma de exercício para todos - homens e mulheres, celebridades e pessoas comuns, jovens ou idosos, pessoas que estão em forma ou sedentárias.

O Pilates, assim como  outros tipos de exercícios, aumenta o metabolismo, promove melhorias na função respiratória e circulatória,  melhora a densidade óssea e o tônus muscular. E como a Yoga e as artes marciais, pode ajudá-lo a "centrar-se" e acalmar seus nervos.

 

No entanto, o Médoto Pilates, além dos outros tipos de exercícios, oferece ganhos diferentes ao praticarmos a atividade. O Pilates equilibra as assimetrias musculares, afina a silhueta e melhora o equilíbrio, a coordenação e o controle da respiração.

O Pilates faz tudo isso porque os exercícios trabalham para desenvolver simultaneamente sua flexibilidade muscular e sua força. Os exercícios também ajudam a despertar uma nova consciência corporal ou o que chamamos de seu "olho interior".

Acordar o Corpo

Agora, mais do que nunca, o Pilates é pertinente à maneira como você vive a sua vida. Pense nos seus hábitos de trabalho e recreação. Ambos provavelmente envolvem ficar parados por longos períodos de tempo. O resultado é um estado constante de privação de oxigênio e desenvolvimento muscular desproporcional. Levantar-se, andar um pequeno trecho ou beber água é ótimo, não é? Isso porque você está satisfazendo o instinto natural de seu corpo de se mover - e movimentar-se trabalha os músculos e bombeia mais oxigênio para o cérebro e para o corpo. Seu o seu corpo anseia por movimento, então por que negar-lhe isso?

 

No Pilates, trata-se sobretudo de respirar e mover-se mais plenamente - e precisamos fazer isso mais frequentemente! Nos últimos cinquenta anos, nosso estilo de vida "civilizado" do Ocidente tornou-se cada vez mais sedentário; Por outro lado, o design do nosso corpo, que evoluiu na natureza e foi construído para a ação, não mudou nem um pouco. O Método Pilates coloca a ação de volta em sua vida - ação natural, controlada, saudável, fluida e consciente.

 

Então, quem foi essa personalidade, "Joseph Pilates", e o que faz com que sua abordagem ao exercício seja tão popular?

Quem foi Joseph Pilates?

Uma breve história por trás do método

Joseph Hubertus Pilates nasceu em 9 de dezembro de 1883 em Mönchengladbach (perto de Düsseldorf), na Alemanha. Seu pai, nativo da Grécia, tinha sido um ginasta premiado, enquanto sua mãe, nascida na Alemanha, era naturopata e acreditava no princípio de estimular o corpo a se curar sem drogas artificiais. Sem dúvida, a filosofia de cura de sua mãe e as conquistas físicas do pai influenciaram muito as ideias posteriores de Pilates sobre o exercício terapêutico.

 

Quando criança, Pilates era franzino e sofria de asma, raquitismo e febre reumática, sendo continuamente insultado pelas crianças maiores. Ele rapidamente tornou-se determinado a superar suas desvantagens físicas.

Então, o jovem Joseph começou a se auto-educar em anatomia, musculação, luta livre, ioga, ginástica e artes marciais. Logo, alcançou um "ideal anatômico ", na adolescência posou como um modelo para os gráficos de anatomia. Ele também era um boxeador talentoso, esquiador e mergulhador.

 

Seu físico era tão bom que, em sua carreira pública como artista de circo, costumava realizar um ato de "estátua grega viva". Apaixonado pelo o ideal grego clássico de um homem que preza igualmente pelo equilíbrio do corpo, mente e espírito, passou a acreditar que o nosso estilo de vida moderno, má postura e respiração ineficiente eram as raízes da saúde precária.

Origens do método Pilates

Sua resposta a esses problemas foi projetar uma série única de exercícios físicos vigorosos que ajudam a corrigir desequilíbrios musculares e melhorar a postura, a coordenação, o equilíbrio, a força e a flexibilidade, bem como aumentar a capacidade respiratória e a função dos órgãos. Ele também inventou uma variedade de máquinas, baseadas em resistência à mola, que poderiam ser usadas para realizar esses exercícios.

 

Há uma história famosa sobre a inspiração de Pilates para seu aparato único. Antes da Primeira Guerra Mundial, ele estava em turnê na Inglaterra como um artista de circo e boxeador profissional. Chegou até a ensinar técnicas do autodefesa à força policial da Scotland Yard. Porém,  quando a guerra eclodiu, foi preso na Inglaterra como inimigo estrangeiro na Ilha de Man.

 

As condições de saúde nos campos de internamento não eram boas, mas Pilates insistiu que todos em seu bloco celular participassem de rotinas de exercícios diários para ajudar a manter seu bem-estar físico e mental. Entretanto, alguns dos soldados alemães feridos estavam muito fracos para sair da cama. Não contentes em deixar seus companheiros ociosos, Pilates levou molas das camas e as prendeu às cabeceiras e estribos dos estrados de cama de ferro, transformando-as em equipamentos que possibilitavam um tipo de exercício de resistência para seus "pacientes" acamados.

 

Esses leitos mecanizados foram os precursores das máquinas de exercício com molas, como o Cadillac e o Reformer Universal, pelas quais o Método Pilates é conhecido hoje em dia. Diz a lenda que, durante a grande epidemia de gripe de 1918, nenhum dos soldados sob seus cuidados morreu. Mas ele creditou sua técnica (que ele chamou de "Contrologia") à força e a aptidão dos prisioneiros que foram atingidos por essa gripe mortal sob as condições de vida pouco favoráveis dos campos de internamento.

 

Após a guerra, Pilates retornou à Alemanha, onde trabalhou por alguns anos treinando policiais e colaborando com dançarinos e outros especialistas em exercícios físicos. No entanto, por volta de 1925, decidiu emigrar para os Estados Unidos. Conheceu sua futura esposa e dedicada parceira de ensino, Clara, no barco para Nova York. Juntos, eles abriram o primeiro Body Contrology Studio na Oitava Avenida, na 56th Street, em Manhattan, em um prédio que abrigava vários estúdios de dança.

 

Até o fim de sua vida, continuou a desenvolver seu sistema de exercícios e a criar novos equipamentos. Nesta tarefa, ele era evidentemente não apenas inventivo, mas também engenhoso. Dizem que seu primeiro Ladder Barrel foi construído a partir de um barril de cerveja. Além disso, ele usou os arcos de metal do barril para fazer seu primeiro arco flexível (Magic Circle).

Um método para todos

Em 1945, Pilates publicou seu livro de referência, Return to Life/ Through Contrology, que descreveu seu método e explicou seus benefícios para a saúde.

 

Os primeiros estudantes americanos da Body Contrology eram bailarinos profissionais, que se feriam repetidamente e respondiam bem aos cuidados de Joseph. Logo, o famoso coreógrafo George Balanchine, assim como outros visionários do movimento, como Martha Graham, Hanya Holm, Ruth St. Denis e Jerome Robbins, tornaram-se firmes defensores da Body Contrology. Os exercícios ficaram famosos e todos preferiam chamá-los de "Pilates". Vários ex-alunos de Joseph e Clara, agora mestres, mais tarde abriram seus próprios estúdios a fim de dar continuidade aos ensinamentos. Entre esses discípulos diretos originais, os mais influentes incluem:

 

Mary Bowen

Analista junguiano que começou a ensinar Pilates em 1975.

 

Ron Fletcher

Abriu um estúdio em Los Angeles em 1970 e atraiu muitas estrelas de Hollywood.

 

Eve Gentry

Dançarina que ensinou Pilates no início dos anos 1960 na NYU e mais tarde abriu seu próprio estúdio em Santa Fe, Novo México.

 

Kathy Grant

Uma das duas únicas praticantes de Pilates que se acredita terem sido oficialmente certificadas por Joseph (Lolita San Miguel era a outra).

 

Jay Grimes

Estudou com Joseph Pilates, com sua esposa Clara, e com os protegidos de Joseph, Romana Kryzanowska e John Winters. Em seus 18 anos como dançarino profissional, nunca sofreu uma lesão - fato que ele atribui inteiramente ao Pilates.

 

Bruce King

Dançarina que abriu um estúdio em meados da década de 1970 em Nova York.

 

Romana Kryzanowska

Assumiu o cargo de diretora do estúdio de Manhattan por volta de 1970, depois que Joe faleceu. Foi Instrutora de Inélia Garcia, brasileira que nos trouxe o Pilates.

 

Carola Trier

A única aluna de Joseph a abrir seu próprio estúdio enquanto ele ainda estava vivo e com sua bênção explícita.

Joseph Pilates faleceu em 9 de outubro de 1967 em Nova York aos 84 anos de idade.

Atualmente, é possível encontrar estúdios de Pilates em todo o mundo, além de vídeos e livros especializados. Joseph realmente era um homem à frente de seu tempo. Hoje, muitos atletas famosos, dançarinos, modelos e atores - assim como empresários, donas de casa e aposentados - se juntaram à prática em todos os lugares do mundo e estão melhorando suas vidas com o Método Pilates.

Aqui no Sun Body Pilates trabalhamos com atendimento exclusivo, com no máximo 3 alunos. Nossos professores atendem cada um de acordo com suas próprias necessidades. Prepare-se para ser recebido em um ambiente tranquilo, totalmente preparado para a prática do Pilates.

Somos especializados em fisioterapia e tonificação muscular para idosos e atendemos também a domicílio.

Atendimento a domicílio

Uma maneira eficaz e segura de manter a forma.

 3ª idade

Ambiente confortável, tranquilo e climatizado. Com 40m² revestidos com material antiderrapante e macio. Máximo de 3 alunos por aula.

O stúdio

Sun Body Pilates- Rua Elizeu Corradini, 1654 - Loanda - Atibaia/SP

Whatsapp: 11 96027-9351
 

whatsapp-logo-1.png

@Criado por CB MKT Boutique

  • Facebook Sun Body Pilates
  • Sun Body Pilates Instagram